Dinheiro Esquecido Banco Central: Quem tem direito

    Anúncio

    Conforme o Banco Central, serão disponibilizados aproximadamente R$ 8 bilhões neste ano para resgate dos brasileiros. Qualquer pessoa pode realizar a consulta no sistema Valores a Receber e verificar se há algum dinheiro disponível.

    Não existe limitação ou requisito específico para consulta ou resgate dos valores. A verificação informa se você possui ou não algum valor a receber e, se tiver, poderá fazer o resgate de forma online. De modo geral, o dinheiro esquecido refere-se a saldo de:

    • Contas correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível
    • Tarifas cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado compromisso de devolver com o BC
    • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que o banco tenha firmado compromisso de devolver com o BC
    • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito
    • Recursos não procurados de grupos de consórcios encerrados

    Como Consultar os Valores Esquecidos

    Para verificar se você possui valores a receber, siga os passos abaixo:

    Acesse o Site Oficial: Entre no endereço valoresareceber.bcb.gov.br. Este é o único site autorizado para consultas e solicitações de devolução.

    Informe Seus Dados: Na página inicial, clique em “Consulte valores a receber”. Em seguida, insira seu CPF e data de nascimento (para pessoas físicas) ou CNPJ e data de abertura da empresa (para pessoas jurídicas).

    Verifique a Existência de Valores: Após preencher os dados, o sistema informará se há ou não valores a serem recebidos. Caso existam, você será orientado sobre como proceder para resgatá-los.

    Como Solicitar a Devolução dos Valores

    Se o sistema indicar que você possui valores a receber, siga os seguintes passos para solicitar a devolução:

    Acesse o SVR com sua Conta Gov.br: Será necessário possuir uma conta no portal Gov.br com nível de segurança prata ou ouro e a verificação em duas etapas habilitada. Caso ainda não tenha, você pode criar uma conta gratuitamente no site acesso.gov.br.

    Solicite a Devolução: Após acessar o SVR com sua conta Gov.br, o sistema exibirá o valor disponível, a instituição que deve devolver o dinheiro e a origem desses recursos. Você deverá selecionar uma chave Pix (CPF, e-mail, número de telefone ou chave aleatória) para receber o valor. Caso não possua uma chave Pix, será necessário entrar em contato diretamente com a instituição financeira para combinar outra forma de recebimento.

    Acompanhe o Processo: Após solicitar a devolução, a instituição financeira tem até 12 dias úteis para efetuar o pagamento. Guarde o número de protocolo fornecido pelo sistema para eventuais consultas ou esclarecimentos.

    Cuidados Importantes para Evitar Golpes

    Com a popularização do SVR, golpistas têm tentado se aproveitar da situação para enganar cidadãos desavisados. Para se proteger, observe as seguintes recomendações:

    Utilize Apenas o Site Oficial: O Banco Central não envia links por e-mail, SMS ou redes sociais. A consulta e a solicitação de devolução devem ser feitas exclusivamente pelo site valoresareceber.bcb.gov.br.

    Não Forneça Senhas ou Dados Sensíveis: Nenhuma instituição financeira ou órgão oficial solicitará suas senhas, números de cartão ou outras informações confidenciais para liberar os valores.

    Desconfie de Cobranças: Todos os serviços relacionados ao SVR são totalmente gratuitos. Não efetue pagamentos ou forneça dados bancários a terceiros.

    E se Eu Não Tiver uma Conta Gov.br Nível Prata ou Ouro?

    Para acessar o SVR e solicitar a devolução dos valores, é necessário possuir uma conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro. Caso sua conta seja de nível bronze, você pode elevá-la seguindo um dos métodos abaixo:

    Validação Facial: Utilize o aplicativo Gov.br para realizar a validação facial, que compara sua foto com a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Internet Banking: Vincule sua conta Gov.br ao seu banco, caso ele seja parceiro do Gov.br. Essa opção está disponível para clientes de instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, entre outros.

    Após elevar o nível da sua conta, você poderá acessar o SVR e solicitar a devolução dos valores a receber.

    Dicas Importantes

    Mantenha cuidado para não cair em golpes. Para te ajudar, preste atenção nessas orientações:

    • O único site para consulta e solicitação desses valores é o valoresareceber.bcb.gov.br
    • O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais
    • NINGUÉM está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber
    • Portanto, NUNCA clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram
    • NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. É golpe!

    Quem Tem Direito aos Valores Esquecidos

    Qualquer pessoa física ou jurídica pode ter direito aos valores esquecidos no sistema financeiro. Não há restrições de idade, renda ou qualquer outro critério específico. Os valores podem estar disponíveis para:

    • Qualquer brasileiro que já teve conta bancária
    • Pessoas que participaram de cooperativas de crédito
    • Beneficiários de consórcios encerrados
    • Clientes que tiveram tarifas cobradas indevidamente
    • Herdeiros de pessoas falecidas que possuíam valores a receber

    Valores de Pessoas Falecidas

    Os herdeiros também podem consultar e resgatar valores de pessoas falecidas. Para isso, será necessário apresentar documentação específica que comprove a condição de herdeiro, como formal de partilha ou certidão de óbito acompanhada de outros documentos legais.

    Prazo para Resgate

    Não há prazo limite para consulta ou resgate dos valores. O sistema permanece disponível e os valores ficam guardados até que sejam solicitados pelos beneficiários ou seus herdeiros legais.

    Origem dos Recursos

    Os valores esquecidos têm diversas origens, sendo as principais:

    • Contas encerradas automaticamente pelos bancos devido à inatividade
    • Sobras de operações de crédito quitadas
    • Tarifas ou seguros cobrados sem autorização
    • Cotas não resgatadas de cooperativas
    • Recursos não movimentados em consórcios finalizados

    Processo de Verificação

    O Banco Central mantém um rigoroso processo de verificação para garantir que apenas os legítimos proprietários tenham acesso aos valores. Por isso, é fundamental que todas as informações fornecidas sejam verdadeiras e atualizadas.

    O sistema Valores a Receber representa uma importante iniciativa do Banco Central para devolver recursos que pertencem legitimamente aos cidadãos brasileiros. Com procedimentos simples e seguros, qualquer pessoa pode verificar se possui direito a esses recursos e fazer o resgate de forma gratuita e online.